Comunidade

As pedreiras e o impacto na comunidade 

A exploração de uma pedreira é quase sempre um fator de perturbação para o meio em que se encontra e motivo de contestação, seja pelos residentes mais próximos ou pelo público em geral, que pouco ou mal informado vê nas pedreiras um local de poluição e degradação ambiental.

Quando comparada com outras atividades facilmente se conclui que as pedreiras não são o elemento poluidor que muitas vezes se faz crer. Manuseamos e transformamos um produto natural sem elementos que se possam considerar contaminantes para o solo e para a água.

O impacto na paisagem é geralmente aquele que mais expressão tem na opinião pública. Trata-se no entanto de um impacto minimizável e temporário já que deixará de existir logo que a recuperação paisagística da pedreira seja concluída.

As pedreiras situam-se em área de afloramento rochoso geralmente com coberturas vegetais pobres pelo que o impacto causado nos solos e cobertura vegetal é pequeno e temporário já que no final da exploração a recuperação paisagística poderá inclusive criar melhores condições que as existentes antes da exploração.

Qualquer escavação interfere mais ou menos com o regime hidrológico local, podendo verificar-se o rebaixamento do nível freático quando este se encontra suficientemente elevado para ser intercetado.

O risco de contaminação dos aquíferos com hidrocarbonetos é geralmente pequeno já que aquela só ocorre em caso de acidente e quando não estão implementadas na empresa medidas preventivas e de tratamento de derrames.

O ruído está associado ao rebentamento dos explosivos, ao trabalho de alguns equipamentos e ao transporte dos agregados nas vias de acesso. É um impacto minimizável com a utilização das melhores técnicas de rebentamento de explosivos, utilização de equipamentos com baixo nível de emissão sonora e construção de barreiras de terra na periferia da exploração.

A poeira é outra das preocupações sempre presentes numa pedreira muito embora seja controlável quer com o uso de equipamentos providos de sistemas de captação quer pela utilização de rega dos caminhos de acesso.